Santa Clara 0-2 FC Porto – Crónica

Santa Clara 0-2 FC Porto – Crónica

Vitória justa do Futebol Clube do Porto nos Açores por 2-0 sobre o Santa Clara. Não foi 1 jogo brilhante, longe disso, mas a vitória é indiscutível. A equipa entrou com Marchesín, Manafá, Mbemba, Marcano, Alex Telles, Danilo, Sérgio Oliveira, Otávio, Corona, Soares e Marega. O avançado maliano jogou descaído sobre o lado esquerdo e Corona jogou numa zona mais central no último terço do terreno. A 1ª parte foi fraquinha: pouca intensidade, pouca velocidade e sem criatividade. Foi 1 jogo muito disputado a meio campo e com poucas oportunidades de golo. Otávio e Corona eram os únicos que procuravam a agitar o jogo e criar desequilíbrios. Manafá, embora falhando muitos passes, procurava dar profundidade ao lado direito e Sérgio Oliveira com uma entrada discreta ia, aos poucos, subindo de rendimento. Aos 37 minutos Manafá fez o 1º golo. Um golaço de 1 jogador mal amado! Manafá arranca em velocidade na intermediária da equipa açoreana, tabela com Sérgio Oliveira e frente ao guarda-redes do Santa Clara faz 1 belíssimo golo com 1 remate junto ao poste do lado esquerdo. Entretanto, Carlos Xistra dava espectáculo: fazia vista grossa ao jogo muito faltoso do Santa Clara e inventou 1 cartão vermelho a Manafá aos 43 minutos. Valeu o VAR que evitou 1 expulsão escandalosa. Fiquei chocado com o ar determinado e decidido com que Xistra mostrou o vermelho ao lateral portista.

Na 2ª parte, a equipa azul e branca entrou melhor e não concedeu muitos espaços ao adversário. Mas Xistra continuava imparável e inventou 1 falta que não existe à entrada da área azul e branca: na marcação do livre a bola foi ao poste para desespero dos comentadores da Sport Tv. O árbitro da Associação de Futebol de Castelo Branco continuava a acumular erros atrás de erros, sempre em prejuízo do FC Porto: há 1 falta clara sobre Marega e 1 outra sobre Otávio que não foram assinaladas. Aos 70 minutos Carlos Xistra marcou 1 penalty a favor do clube azul e branco, provavelmente por engano. Mas Alex Telles atirou a bola ao poste para alívio dos jornalistas da Sport Tv que então disseram que o jogo continuava vivo e com o resultado em aberto. Adiante…Mas aos 76 minutos Marcano fez o 2-0 final na sequência de 1 livre marcado por Sérgio Oliveira com régua e esquadro. O jogo estava decidido e o Santa Clara pouco ou nada fez até ao final do jogo.

Destaque para Sérgio Oliveira, Manafá- marcou 1 belíssimo golo, quem diria…-, Otávio, Corona, Mbemba e Marcano. E Romário Baró entrou muito bem para o lugar de Corona numa altura em que o clube azul e branco ganhava por 1-0.

Exibição cinzenta, excelente vitória! Dever cumprido!

Agora venha o Rio Ave!

Nuno Morujão