FC Porto multado em 13 mil euros por culpa do aniversário da...

FC Porto multado em 13 mil euros por culpa do aniversário da claque

O FC Porto foi multado em 13 388 euros pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol devido ao aniversário da claque Super Dragões.

De acordo com o processo sumário, a multa pesada deve-se ao facto de durante o jogo frente ao Paços de Ferreira, a contar para a 12.ª jornada, ter sido deflagrado um pote de fumo a mais do que os 33 que estavam autorizados para a comemoração do aniversário da claque portista.

«Antes do início do jogo foi realizada uma ação comemorativa do 33.º aniversário dos “Super Dragões” pelo GOA, que consistiu no deflagrar de 33 potes de fumo. A ação foi autorizada pelo comandante da força policial, Luís Silva, tendo sido o mesmo a comunicar a ação aos delegados da liga; na sequência desta ação foi deflagrado um pote de fumo a mais na mesma bancada, este último sem autorização», pode ler-se no relatório do processo.

Relativamente a este jogo, os dragões foram ainda multados em 510 euros por uma invasão do terreno de jogo por parte de dois adeptos vindos da bancada.

Por sua vez, também devido ao comportamento de uma claque, no jogo frente ao Desp. Aves, da 12.ª jornada, o Sp. Braga foi multado em 3 025 euros.

De acordo com o processo sumário, houve um episódio de arremesso de objetos e insultos à autoridade desencadeado pela apreensão de um tambor à claque «Guerreiras Indomáveis». De acordo com o relatório do delegado da Liga, o tambor foi apreendido por um agente das forças de segurança por estar a ser tocado por um elemento que não pertencia à claque.