FC Porto é o único invicto nos maiores campeonatos europeus

FC Porto é o único invicto nos maiores campeonatos europeus

Real Madrid era o derradeiro concorrente dos dragões nos 15 países com o melhor ranking da UEFA.

O FC Porto garantiu neste domingo mais um triunfo, frente ao V. Setúbal (2-0), e manteve a invencibilidade na época 2015/16. Os dragões chegam a esta fase como a única equipa invicta entre quinze países com o melhor ranking na UEFA.

A derrota em Sevilha (3-2) tirou do caminho o Real Madrid, derradeiro concorrente da formação azul e branca neste capítulo.

Bayern Munique (Alemanha) e o Olympiakos de Marco Silva (Grécia) não têm derrotas nas competições internas mas perderam na Europa.

A equipa de Pep Guardiola perdeu no reduto do Arsenal, para a Liga dos Campeões (4-0), e os gregos foram batidos em casa precisamente pelo Bayern Munique, igualmente no Grupo F da prova milionária (0-3).

O FC Porto, por outro lado, tem um registo imaculado nas competições domésticas e nas provas europeias. São 14 jogos – entre Liga, Taça de Portugal e Liga dos Campeões – com 10 vitórias e 4 empates.

A formação orientada por Julen Lopetegui lidera o Grupo G da Champions mas ocupa a segunda posição no campeonato nacional, a cinco pontos do Sporting – com um jogo em atraso.

Este registo não tem paralelo no top ten de países europeus (Espanha, Alemanha, Inglaterra, Itália, Portugal, França, Rússia, Ucrânia, Bélgica e Holanda) e chega inclusivamente ao top 15 (Turquia, Suíça, República Checa, Grécia e Roménia).

[sociallocker id=120]

O próximo clube invicto está em Chipre – 18º classificado no ranking da UEFA -, embora o Anorthosis Famagusta não participe em provas internacionais. O APOEL, por outro lado, segue sem derrotas no país mas tem cinco desaires em dez jogos na Europa, entre qualificação para a Liga dos Campeões e fase de grupos da Liga Europa.

[/sociallocker]

1