As contas dos quatro grupos à partida para a última jornada

As contas dos quatro grupos à partida para a última jornada

Com um fim de semana de Allianz Cup à porta, Record quis ajudar os leitores e fez as contas dos quatro grupos na corrida pela presença na final four de Braga. Recorde-se que só o vencedor de cada grupo passa à fase seguinte e há três critérios de desempate para o caso de haver equipas empatadas na tabela: diferença de golos, golos marcados e média etária.

É também conhecido o emparelhamento nas meias-finais: o vencedor do Grupo A encontra o do Grupo C a 22 de janeiro; quem ganhar o Grupo B defronta o primeiro do Grupo D no dia seguinte. Já a final joga-se a 26.

Neste momento ainda há 10 equipas a concorrer para quatro vagas. Vamos às contas:

Grupo A

1. Benfica, 6 pontos, 4-1 em golos
2. Aves, 4 pontos, 3-0
3. P. Ferreira, 1 ponto, 0-2
4. Rio Ave, 0 pontos, 1-5

É o grupo com as contas mais simples. A decisão da passagem às ‘meias’ joga-se na Vila das Aves: ao Benfica basta o empate para segurar a liderança, ao passo que a equipa de José Mota está obrigada a ganhar.

Grupo B

1. Sp. Braga, 6 pontos, 7-1
2. Tondela, 3 pontos, 3-3
3. V. Setúbal, 1 ponto, 4-5
4. Nacional, 1 ponto, 3-8

O Sp. Braga está bem encaminhado para atingir a final four, que é disputada em sua casa. Um empate em Setúbal assegura a qualificação, mas a equipa de Abel até pode perder e apurar-se. É que o Tondela está obrigado a ganhar, esperar que o Sp. Braga perca, e mesmo assim tem de anular a desvantagem no registo de golos face aos minhotos.

Por exemplo, se o Sp. Braga perder 1-0, a turma de Pepa tem de vencer o Nacional por 5-0.

Grupo C

1. FC Porto, 4 pontos, 5-3
2. Chaves, 4 pontos, 2-1
3. Varzim, 3 pontos, 4-5
4. Belenenses, 0 pontos, 1-3

Três equipas ainda estão na luta pelo apuramento. FC Porto e Chaves têm apenas a diferença de golos a separá-los, ao passo que o Varzim, que defronta os flavienses, está obrigado a ganhar para seguir em frente, mas é o único do trio que não depende de si. O triunfo dos poveiros pode não chegar, caso o FC Porto também vença o Belenenses.

Certo é que se houver empate nos dois jogos, passa o FC Porto.

Grupo D

1. Feirense, 6 pontos, 5-3
2. Sporting, 3 pontos, 4-3
3. Estoril, 3 pontos, 3-3
4. Marítimo, 0 pontos, 3-6

Só o Marítimo está já afastado da final four. De resto, até pode dar-se o caso de as outras três equipas acabarem com seis pontos. Nesse cenário o Feirense estará eliminado (perderá na diferença de golos com o Sporting) e as contas dos golos serão entre Sporting e Estoril.

Por outro lado, o Feirense só depende de si e basta um empate com os leões para seguir em frente. Já Sporting e Estoril estão obrigados a ganhar.

Se o Sporting vencer por 1-0 e o Estoril por 2-0, ficam ambos com seis pontos, com a mesma diferença de golos e os mesmos golos marcados. A média etária dos jogadores utilizados na fase de grupos será então o critério a usar.

Fonte: Record